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Procedimentos para Matricula Presencial e Ajuste

Os princípios norteadores são:

1 - Observância às normas e regulamentos da UFF;

2 - Disposições do Colegiado do Curso de Eng. Agrícola e Ambiental;

3 - Calendário da Universidade;

4 - Isonomia para com todos os alunos e;

5 – Celeridade no processamento dos pedidos de matrícula.

A UFF tem como política priorizar a matrícula on-line.

O Colegiado (Reunião de 24/04/2015 - Ata), em função da recente adequação curricular (passando a vigorar o Currículo 43.01.003), previu algumas situações onde o aluno pode optar por se enquadrar nos pré-requisitos segundo o currículo anterior (Currículo 43.01.002), a saber: formandos (faltando 685 horas para terminar o curso) e alunos com entrada até 2010, em número igual ou inferior à média do número de disciplinas aprovadas nos semestres anteriores.

Matrícula Presencial

O procedimento indicado, salvo motivos de força maior, é:

1 – Dentro do período destinado à Coordenação para processar a Matrícula Presencial, serão indicados 2 (dois) dias para recebimento dos Formulários de Requerimento de disciplina, preenchidos pelos alunos com as solicitações devidamente justificadas, assinado pelo aluno ou seu bastante procurador;

2 - Findo o recebimento, a Coordenação irá realizar a triagem e catalogação dos pedidos seguindo os critérios da UFF e Colegiado do Curso;

3 - Conforme a disponibilidade de vagas e turmas, os pedidos de matrícula serão deferidos ou indeferidos, com alocação da vaga ou liberação desta conforme conste por escrito no formulário;

4 - Ao final do processo, os alunos terão 2 dias para pedir vistas à decisão da Coordenação e/ou pedir revisão desta.

Entende-se que a Matrícula Presencial não é um substitutivo à on-line, devendo ser utilizada somente quando o aluno enfrentou problemas para realizar o procedimento mandatório da UFF, a inscrição on-line. De forma alguma serão permitidas edições do documento entregue ou mesmo mais de um documento por aluno.

O período de Ajuste

De maneira análoga o Ajuste da Matrícula segue as seguintes etapas:

1 – Dentro do período destinado à Coordenação para processar a Matrícula Presencial, serão indicados 2 (dois) dias para recebimento dos Formulários de Requerimento de disciplina, preenchidos pelos alunos com as solicitações devidamente justificadas, assinado pelo aluno ou seu bastante procurador;

2 - Findo o recebimento, a Coordenação irá realizar a triagem e catalogação dos pedidos seguindo os critérios da UFF e Colegiado do Curso;

3 - Conforme a disponibilidade de vagas e turmas, os pedidos de matrícula serão deferidos ou indeferidos, com alocação da vaga ou liberação desta conforme conste por escrito no formulário;

4 – Finda a primeira alocação, a critério da Coordenação serão pedidas novas vagas e/ou remanejamento aos Departamentos responsáveis pelas disciplinas de forma a poder atender prioritariamente os alunos na lista de excedentes da matrícula on-line;

5 - Com base nas determinações dos Departamentos, as vagas remanescentes serão distribuídas obedecendo aos critérios aplicáveis (com maior deferência aos alunos excedentes do processo on-line);

6 - Ao final do processo, os alunos terão 2 dias para pedir vistas à decisão da Coordenação e/ou pedir revisão desta.

O principal objetivo do Ajuste é adequar pequenas correções no horário do aluno, em especial oriundas de remanejamento dos horários de disciplinas e alocação de vagas remanescentes. De forma alguma se destina à escolha de docente entre as turmas de uma mesma disciplina.

Entende-se que o processo todo deve ser desenvolvido com o mínimo contato entre os alunos e o Coordenador, de forma a garantir isonomia no tratamento dos pedidos.

Banco de Documentos:

Currículo 43.01.003, incluindo equivalências e pré-requisitos (disponível no menu à esquerda do IDUFF do Aluno).

Currículo 43.01.002, incluindo equivalências e pré-requisitos.

Formulário de Requerimento de Matrícula